O filme passivo natural de um aço inoxidável possui espessura entre 1 nm a 3 nm e relativamente baixa resistência por possuir alta concentração de ferro na sua composição, resultando em uma razão Cr:Fe inferior a 0.8.
Ao efetuar o tratamento de passivação química obtém-se um filme passivo muito mais resistente, com razão Cr:Fe superior a 1.3 (na ACW obtemos razão Cr:Fe de até 2.5!), porém, inicialmente com baixa espessura na faixa de 1.0 nm a 1.5 nm. Isto se deve pelo fato de que o baixo índice de oxido de ferro / hidróxido de ferro não contribui para o espessamento do filme. No entanto, após o tratamento de passivação química o filme passivo continua crescendo até 60 horas após o tratamento, atingindo um espessamento com resultado final na faixa de 2.5 nm a 4 nm.
Os tratamentos de passivação ACW em alta temperatura contribuem para o espessamento do filme que, segundo a literatura, em alta temperatura há uma geração de óxidos mais espessos. Dessa forma, os filmes passivos obtidos em alta temperatura chegam a até 8 nm de espessura. A Figura 1 demonstra a inspeção por Impedância eletroquímica (EIS) de um filme passivo após o tratamento, evidenciando seu crescimento em função do tempo e estabilização após 24 h.
Σχόλια