top of page
gabripivael

Descoloração da raiz na soldagem TIG injetada de tubulação de aços inoxidáveis para aplicação sanitária

“Soldagem TIG injetada de tubos de aços inoxidáveis tem por objetivo proporcionar uma atmosfera inerte para a solidificação da solda e assim reduzir o grau de oxidação da face interna da junta soldada, uma vez que esta oxidação causa a redução da resistência à corrosão e formação de biofilme na região da solda.”




O código ASME BPE apresentou diferentes graus de descoloração (ou oxidação) da face interna de tubos de aços inoxidáveis soldados pelo processo TIG, conforme mostra a Figura 1. O objetivo é esclarecer que, quanto mais “clara” a solda, melhor desempenho ela terá pois seu grau de passivação será maior, ou seja, mais resistente em aplicações sanitárias e/ou corrosivas.




Figura 1. Tubo AISI 316L com acabamento interno polido mecanicamente e cortado em “meia-cana” para a observação da descoloração da raiz da solda em função do teor de oxigênio, sendo: #1 e #2 - 10 ppm O2, #2 – 25 ppm O2,  #3 – 35 ppm O2, #4 – 50 ppm O2, #5 – 80 ppm O2. (Fonte: ASME BPE-2014).


O backing gas (purga) da tubulação tem por objetivo eliminar a quantidade volumétrica de oxigênio dentro do tubo no momento da soldagem. Se bem sucedido o backing gas, a solda é solidificada em uma atmosfera inerte com baixíssimo nível de O2 e assim a descoloração será mínima. O tratamento de passivação química posterior à soldagem gera uma superfície passivada e resistente contra a formação de biofilme e corrosão.

Por outro lado, uma solda mal executada com descoloração elevada (geralmente igual ou maior que 5 na classificação AWS D18.2, ver Figura 2) vai gerar uma superfície não-passivada que favorece a formação de biofilme e sofre com corrosão localizada, como intergranular e por pite. 

A Figura 2 apresenta a classificação visual da descoloração de solda desenvolvida pela American Welding Society (AWS)



Figura 2. Classificação do nível de descoloração determinado pela norma AWS D18.2.


O grau de descoloração está relacionado com o nível de oxigênio na tubulação no momento da soldagem e, portanto, a classificação visual do grau de descoloração AWS D18.2 pode ser controlado pelo nível de O2 em ppm, conforme mostra a Tabela 2. 

O desempenho otimizado da soldagem TIG injetada depende da combinação de vários fatores, como pressão e vazão de purga, uso de purgadores para reduzir o volume a ser injetado, turbulência do gás dentro do tubo (mistura entre Ar e O2), uso de medidores de oxigênio, entre outros.

 

Tabela 1. Grau de descoloração da raiz da solda.

Coloração nº.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Nível de oxigênio (ppm)

<10

<25

<50

<100

<200

<500

<1000

<5000

<12500

<25000


Uma forma de avaliar o grau de passivação da superfície de aço inoxidável é através do potencial de pitting (Epit), que define a resistência da superfície à nucleação de pite, e isto somente ocorre quando o filme passivo é dissolvido localmente. Veja na Tabela 2 que uma junta soldada com baixo nível de O2 obteve a maior resistência de passivação. Ainda, o acabamento superficial eletropolido aumentou a resistência do filme passivo na junta soldada.


Tabela 2. Relação entre o nível de descoloração e tratamento de superfície com a resistência à corrosão por pite.

Descrição da amostra soldada

Potencial critico de pitting (mV vs. SCE) - Epit

Solda com 20 pm O2 / eletropolido

728

Solda com 50 pm O2 / eletropolido

455

Solda com 20 pm O2 / eletropolido / passivado

841

Solda com 50 pm O2 / eletropolido / passivado

451

Solda com 80 pm O2 / eletropolido / passivado

385

Nota: Quantificação da resistência à corrosão pela técnica eletroquímica de polarização potenciodinâmica ciclíca (CPP). Quanto maior o valor de Epit, mais resistente é a superfície.


E ensaios destrutivos (ENDs) convencionais não são capazes e identificar defeitos metalúrgicos provenientes da soldagem “mal” realizada. E como fazer a avaliação?

Neste link foi dado uma breve explicação sobre como avaliar a qualidade metalúrgica in-situ de tubulações e equipamentos em aços inoxidáveis


Neste link foi dado uma breve explicação sobre como avaliar a qualidade metalúrgica in-situ de tubulações e equipamentos em aços inoxidáveis. Clique aqui.


10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page